domingo, 1 de agosto de 2010

MEDÍOCRE SUPOSTO

Já faz algum tempo que estou empolgado com Facebook; um portal que uniu funções do velho Orkut com o jogo do Twitter. Comecei a entender o vangloriado Twitter graças ao popular Facebook. Essa idéia de fornecer um trilho contínuo de atualizações (updates) em tempo real, é uma sacada inteligente.

Percebo certos comportamentos, uns mais evidentes e outros que não são tão claros, mas interessantes.

Começo aqui com o aspecto opcional de compartilhar vídeos, links, ou arquivos que geralmente exigem um segundo passo ao 'espectador' que acompanha o quadro de atualizações.
Facebook é, antes de mais nada um portal de mídia social, mas tornou-se um centro que se beneficia da idéia conhecida como 'micro-blogging' que oferece atalhos práticos à troca de informação.

Micro-blogs são espaços ideais à sociedade que se interessa em compartilhar novidades, mas entende que tempo é algo quase inexistente, portanto novidade só funciona se é descrita num resumo.

Portanto, vídeos e links compartilhados acabam recebendo menos atenção. É evidente, pois não apresentam valor na etapa imediata, e sim uma abertura ao valor eventual. Percebi tal situação e acho interessante, mas também assumo que é chato.
Colocarei um 'post' no Facebook sobre isso, mas o fato é que uma personagem reconhecida no site sempre terá um alcance maior.

Celebridades e/ou profissionais reconhecidos têm a única garantia prévia de crédito. Outros participantes, mesmo com histórico de impacto recorrente nas manifestações postadas, normalmente não conquistam espectadores por sugestão.

Imagino que participantes com criatividade reconhecida também produzem impacto mínimo quando 'posts' são indiretos; links, vídeos, ou quaisquer ofertas indiretas de conteúdo interessante que não esteja dentro de limites micro-blogueiros.
É curioso, mas também um comportamento esperto. Primeiro que o tempo é limitado a qualquer coadjuvante do capitalismo. É consenso e praticamente um fato.

Talvez exista o fator ligado à natureza de pura recomendação, que não representa talento direto da personagem que origina tal sugestão; não é uma demonstração de talento e sim um incentivo ao espectador que passa, a sair do site e ver outra coisa.

Minha conclusão, no momento, é de admitir o seguinte: quando coloco um link de site, vídeo, arquivo, ou qualquer outro tipo de informação, é porque é coisa boa. Não me atrevo a ocupar o espaço no trilho de 'postagens', a não ser que seja conteúdo brilhante, e interessante
ao publico geral , sem falar em relevância e elegância.

Em resumo: se coloquei no trilho contínuo de interações de mídia social, é porque estou certo que é material que merece toda atenção.

Saudação!

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