sexta-feira, 30 de julho de 2010

AUTO-PERFEIÇÃO

A história foi descrita por um mestre numa aula na qual eu frequentava; o programa de computador que corrige cantores desafinados já havia sido descoberto muito antes e, supostamente, capitães da indústria da música disseram,

"...não, é melhor que isso não exista; é errado."

Hoje, auto-tune ou auto-afinação é um padrão não só presente, como é um dos carros-chefe no arsenal tecnológico da produção musical.

Minha opinião é talvez raramente assumida, pois gosto muito do auto-tune. É como um "super-poder" pra cantores, e mesmo que Ella e Elis tinham poderes maiores, o auto-tune é diferente e agrada ouvidos de maneira nova.

A questão em pauta é a seguinte; esse chamado auto-tune nada mais é que um filtro que corrige imperfeições de cantores. Não sou cantor, e talvez ficasse triste se fosse e tivessem que usar muito auto-tune em minha voz.

Pessoalmente, gosto de ouvir a beleza, meus orgãos auditivos se importam com nada além do som. Auto-tune é algo como a voz celestial. Uma qualidade divina conquistada graças à junção da tecnologia ao desempenho musical humano.

Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Nat Cole, Simonal, Elis Regina, Pavarotti e Carreras: um grupo de cantores sobre-humanos. Apresentavam obras-primas musicais com suas vozes, suas técnicas desenvolvidas. Não desafinavam, e isso nunca nem foi cogitado com assunto pertinente a eles, mas um computador provavelmente iria descordar.

Talvez o fato seja que naquela época, esses cantores cumpriam desempenho superior, pois sabiam que eram a única solução ao desafio vocal na música. Hoje, computadores permitem novos horizonetes aos cantores e acho que qualquer resistência é frescura. Afinal, não se preocupa com a música e sim com uma ideologia. Música não é ideologia. Música é som, e se o som é bom, então está tudo ótimo.

Se o som é ótimo, então estamos muito bem. Por aí vai, é um assunto muito interessante, e acho que ainda dará muito pano à manga.

Abaixo está um link ao YouTube que explica essa bagunça de forma muito divertida:
http://www.youtube.com/watch?v=o6bCdZmSE7M&playnext=1&videos=1j4aHAseSzU&feature=rec-LGOUT-farside_rn-3r-9-HM

Procurem também o AUTO-TUNE THE NEWS, uma série de vídeos que usa tal auto-afinação de forma muito interessante, e acho que é entretenimento absoluto.

Nenhum comentário: